Sushi à portuguesa


Claro que não é sushi. Nem sequer tem arroz. Mas visualmente assemelha-se e para fazer as peças também se fazem rolos e, então sim, cortam-se. Assim que para nós ficou sushi.
Surpreendente, foi um jantar que caiu que nem ginjas!

Ingredientes (para 14 ou 15 peças):

1 beringela cortada (longitudinalmente) em fatias finas
Palitos de queijo da ilha (cortam em espécie de palitos)
Tomate
Tiras de bacon (já sabem, procurem aquele que tenha menos coisas; entremeada de porco, água e sal é o ideal mas difícil de encontrar... Que tenha um conservante ou outro, ainda vá - não somos extremistas -, mas evitem mesmo os que têm 'quilos' de açúcar)
Salsa
Sal q.b.
Sementes de sésamo

Comecem por 'grelhar' as fatias de beringela apenas com sal numa frigideira aquecida, o suficiente até ficarem mais maleáveis. De seguida, em cima de papel de cozinha coloquem 5 fatias de beringela, na vertical, todas lado a lado mas um pouco sobrepostas (para que se consiga fazer o rolo, estão a ver?). Agora na horizontal (ou seja, ficando perpendicular às fatias de beringela) coloquem palitos de queijo, fatias de bacon e tomate na ponta inferior das fatias de beringela... Um bocado confuso mas quando estiverem com as coisas à frente e já orientadas vai tornar-se instintivo. Agora é só enrolar com a ajuda do papel e, no fim, cortar o rolo em pedaços.
Para mais rolos (ou até gastar os ingredientes) é repetir o processo.
Na altura de servir, polvilhem com salsa e sementes de sésamo.


Comentários