Bolo de chocolate e frutos vermelhos

 
Há umas semanas houve aniversário aqui na caverna e, sendo paleo ou não, qualquer festa de anos pede bolo à altura.Foi o que fizemos. Basicamente fizemos duas tartes de chocolate para ficar um bolo maior e com recheio (gulosos do caraças...!).
Este dá um pouco mais de trabalho mas a ocasião assim exigia.
Vamos lá saber o que levou esta maravilha...

Para uma tarte (terão que fazer duas, portanto):
150 gr de chocolate de 70% de cacau ou mais
4 ovos
12 colheres de sopa de coco ralado
6 colheres de sopa de iogurte grego natural
1 colher de sopa de óleo de coco
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
2 colheres de sopa de mel
Canela
Sal

Recheio:
200 gr de morangos cozidos a vapor e triturados apenas com canela

Cobertura:
Iogurte grego misturado com coco ralado
Framboesas e mirtilos
Raspas de chocolate negro 

Comecem por derreter o chocolate com o óleo de coco e reservem. Entretanto numa taça misturem os ovos inteiros, o iogurte, o mel e a canela. Mexam bem e juntem depois o chocolate já derretido, uma pitada de sal e envolvam tudo com o coco ralado. No final coloquem o bicarbonato de sódio, misturem bem a massa e deitem numa tarteira com papel vegetal. Coze a 160ºC durante pelo menos meia hora.

Nós fizemos as duas tartes mas podem juntar as quantidades todas e fazer um bolo maior e depois cortá-lo ao meio. Provavelmente levará mais tempo a cozer.
Feitas as tartes, basta colocar uma no prato, cobrir com a polpa de morango e colocar a outra tarte em cima. De seguida é colocar o creme de iogurte com coco ralado (ou outro à escolha... Natas, creme de queijo, etc.) e decorar a gosto com os frutos vermelhos e as raspas de chocolate. É divinal e não fica atrás de bolos tradicionais de festa. Aliás, faz um 'vistão'.


 

Comentários